Colocando a mão na HORTA! part2

Relatório do dia:


Numa quarta-feira, dia 15 de fevereiro de 2017,  o objetivo da parte prática da aula foi calibrar o sensor de umidade com o arduino ligado ao computador apenas para anotar os valores e definir o número da correto para ligar e desligar a irrigação. Porém, o arduino ficou resetando. Segundo problema: quando ligou o arduino (independente de conectá-lo ao computador ou não), com os fios grossos brancos de cobre extendendo a lâmina sensível do sensor de umidade, de 3 em 3 segundos, ativava o relé como se estivesse úmido.
Guilherme Soares ( UFRB-CECULT Santo Amaro) professor, músico, deu a sugestão  de fazer uma oficina de arduino extra-classe, cada discente com seu projeto, e desenvolvê-lo durante a oficina.
Ao final da tarde plantamos sob orientação de Cláudio Lisboa (Agroecologia UFRB) babosa, língua de vaca, ora-pro-nóbis e outras PANCs.
À noite Prof. Jarbas informou que conseguiu na parte prática da aula da noite colocar o sensor para funcionar extendendo o fio da alimentação de energia e de sinal do sensor e colocando o próprio sensor diretamente cravado na terra, em vez de deixá-lo fora da terra e extender suas lâminas sensíveis, que estavam provocando o ruído durante à tarde. O problema do arduino resetar automaticamente quando está ligado ao computador, segundo Prof. Glerm pode estar relacionado ao não isolamento do circuito que alimenta o sensor, o circuito que alimenta o relé e o circuito que alimenta o notebook. Como em nosso projeto utilizamos o arduino desconectado do computador adiamos a solução desse problema do arduino resetar sozinho  por enquanto já que não atrapalhará seu funcionamento.


Abaixo algumas imagens do processo.


























*Texto Daniele Carvalho

Postar um comentário

 

Copyright © HORTA CINÉTICA | Powered by Blogger | Template by 54BLOGGER | Fixed by Free Blogger Templates